Laudo de Ruído Ambiental
O que é?
O Laudo de ruído ambiental é também conhecido como relatório de avaliação de níveis de pressão sonora. Trata-se de um documento que tem como base a verificação dos níveis de pressão sonora emitidos por determinado empreendimento, em confrontamento com a legislação ambiental aplicável (municipal, estadual ou federal).
Como é Feito?
Para a elaboração deste Laudo, são realizados monitoramentos da pressão sonora nas divisas do empreendimento, e os valores obtidos são tratados, analisados e comparados com os limites permitidos, de acordo com o zoneamento (que é definido no plano diretor de cada munícipio).
Por que fazer?
A poluição sonora é um grave problema enfrentado no mundo moderno, principalmente nos grandes centros urbanos. Embora não seja cumulativa no meio ambiente, como outros tipos de poluição, gera diversos danos ao corpo, à qualidade de vida e à fauna local, sendo considerada um problema de saúde pública.
O ruído pode ser ocasionado pelo trânsito intenso, obras, máquinas, aeroportos, até mesmo conversas, pode vir a causar danos, e é necessário que as empresas se atentem ao nível de ruído que geram ao meio ambiente, tanto sob a ótica do meio ambiente em si, quanto da vizinhança.
O Laudo de ruído ambiental vai sinalizar à empresa o ruído que está gerando ao meio ambiente, servindo tanto como uma ferramenta para a melhoria contínua, como uma comprovação aos órgãos fiscalizadores diversos.
As principais ocasiões em que existirá a necessidade de se fazer um laudo de ruído ambiental são:
Para atender às diretrizes do licenciamento ambiental
Para adequar-se à NBR-ISO 14000
Para responder a Denúncias por ruído elevado.
Para a renovação do Alvará de Localização
A Cactos realiza este serviço desde 2005, possui equipamentos que atendem a Norma ABNT-NBR 10151/2019. Os equipamentos utilizados são calibrados a cada dois anos por laboratórios credenciados ao INMETRO.